Algumas atitudes nossas (avós) podem ser mais ou menos aceitas por nossos netos dependendo da nossa postura diante de tantas coisas. Eu sempre procuro "causar" nos meus netos, com o objetivo claro de que eles nunca mais se esqueçam de mim. Para que eu seja uma lembrança sempre agradável na vida deles.
Quando os avós falam desta forma, as noras e os genros logo pensam que a gente está tentando estragar os netos para os "comprar". Nada a ver essa pensamento. Sempre tive comigo que devo sim, ter responsabilidade pela educação dos meus netos, caso contrário estaria ajudando a criar netos que não seriam aceitos nos ambientes em que vão transitar. Isso os fariam sofrer muito e, claro, não devemos querer sofrimentos para nossos netos.
O que eu sempre procuro fazer como avô, é surpreender sempre para deixá-los "parados nas minha" e isso fazer com que nossa relação seja sempre mais intensa e que eles sempre tenham boas lembranças quando o meu nome for mencionado. Desta forma, quando formos apenas um vaso nos encontros familiares, nossos netos olharão para aquele vaso ali no canto e verão alguma coisa que sempre "causou" para eles.
Noutro dia, estava reformando um dos banheiros do meu apartamento. Tenho dois banheiros em casa: um que chamamos social e outro que está na suite minha e da minha esposa (a avó). O banheiro que estávamos reformando era o social e o único banheiro disponível era o da suite. Mas os dois netos mais novos vieram dormir em casa. A neta mais nova, a Laís, veio dormir com o Caio. Como a Laís dorme mais cedo, por volta das oito da noite já estava dormindo. Depois disso o Caio, que estava acordado ainda, ficou com vontade de fazer xixi. A Laís estava dormindo na nossa cama, na suite. A opção normal seria deixar o Caio entrar no banheiro da suite e, talvez, acordar a Laís. Mas aí entra a "sacada" do avô. Peguei uma garrafa pet e sugeri que o Caio fizesse xixi ali. Não deu outra. Ele topou e achou o máximo. Segundo o pai do Caio, ele ficou a semana seguinte inteira falando sobre o xixi na garrafa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário